Melhores lugares para mergulhar em Bonito

mergulhar em Bonito no Lago da Capela

Mergulhar em Bonito é uma das práticas mais escolhidas pelos turistas que visitam a capital brasileira do Ecoturismo

Com seus lagos, cachoeiras e piscinas naturais, a região de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um daqueles lugares que podem ser chamados de paraíso na Terra. Suas águas azuis e cristalinas são um convite irresistível para a prática do turismo de aventura, como flutuação, arvorismo, rapel e mergulho, entre outras atividades.

Situada na Serra da Bodoquena, um parque nacional do tamanho de Florianópolis, Bonito é considerada um dos melhores destinos de ecoturismo do país. A fama não é à toa: além das belezas naturais, toda a região, formada por diferentes cidades como Porto Murtinho, Jardim, Miranda e Bodoquena, além de Bonito, leva a sério a questão da sustentabilidade e mantém preservado o bioma: o cerrado, com sua flora e fauna diversificada e suas montanhas peculiares, orginiadas a partir de uma antiga formação geológica, de aproximadamente 600 milhões de anos.

Quem vai mergulhar em Bonito pode ter a certeza de que entrará em contato com paisagens deslumbrantes, podendo explorar imensas cavernas e nadar em águas limpas e transparentes na companhia de peixes típicos do Pantanal, o que faz da região um dos melhores lugares no mundo para se realizar essa prática em águas doces.São vários os pontos de mergulho em Bonito, de diferentes níveis e belezas, tanto para os iniciantes quanto para os mergulhadores mais experientes. Para a prática flutuação ou mergulho sempre é exigido o uso de máscara de mergulho, snorkel, coletes salva-vidas e roupas de neoprene. Tudo supervisionado por profissionais bastante qualificados.

Roteiro favorito dos turistas no Mato Grosso do Sul, anualmente, Bonito atrai milhares de visitantes em busca de descanso e ao mesmo aventuras radicais nas águas cristalinas dos rios locais. Cada mergulho é uma nova surpresa: formações rochosas e galhos e troncos caídos criam uma paisagem subaquática inigualável, bastante diferente daquela que é avistada na superfície, além é claro de uma grande variedade de peixes.

Para a prática do mergulho, há desde opções tranquilas e seguras, como o Rio da Prata, ideal para quem deseja ir com crianças, até aventuras radicais, como o famoso Abismo Anhumas.

Conheça agora os melhores pontos de mergulho em Bonito. Quem sabe você não se anima a convidar a família e os amigos para visitar esse paraíso nas próximas férias?

Melhores lugares para mergulhar em Bonito

Mergulhar em Bonito

Rio da Prata

O Rio da Prata é considerado um dos rios mais lindos de Bonito e do mundo. Suas águas são praticamente translúcidas e por ser um rio maior e mais fundo, em algumas épocas do ano é possível fazer mergulho com cilindro em parte do seu leito, podendo explorá-lo em profundidades de até sete metros.

Mergulhadores credenciados podem curtir um mergulho autônomo de 40 minutos e admirar inúmeras espécies de plantas e peixes, como cardumes de dourados, curimbatás e matogrossinhos.Crianças a partir de 10 anos, acompanhadas dos responsáveis, também podem realizar a atividade de mergulho. Já os mais experientes têm permissão para mergulhar de snorkel no Rio da Prata por até quatro horas.

Rio Formoso

No Rio Formoso, em Bonito, pessoas sem credencial e que nunca mergulharam podem fazer o passeio tranquilamente, acompanhados dos instrutores que atuam no local. Quem mergulha neste rio de águas cristalinas tem a experiência única de passar dentro de uma cachoeira. Além disso, o fundo do rio é composto por troncos submersos, formações calcárias, uma infinidade de peixes e plantas aquáticas, o que garante um cenário belíssimo e uma linda visão para quem está mergulhando.

Além de mergulhar no Rio Formoso também é possível fazer um belo passeio de bote, onde a descida nas corredeiras e a passagem por três cachoeiras dá ainda mais emoção ao passeio.

Aquário Natural

Conhecido como Baía Bonita, o Aquário Natural impressiona pela limpidez da água e é um dos lugares mais procurados por quem quer mergulhar em Boito. Seu nome não é coincidência: rico em plantas aquáticas e rodeado por densa vegetação do cerrado, o lugar é repleto de cardumes de peixes típicos da região, como os dourados, piraputangas e corimbas. É delicioso mergulhar nas águas claras dessa Baía, que são transparentes até mesmo a 50 metros de profundidade.

No Aquário Natural, também é possível praticar flutuação em Boinito em um percurso de aproximadamente 800 metros que deságua no Rio Formoso. Quando o passeio termina, o turista poderá fazer uma trilha pela mata ciliar, passando por lindas cachoeiras. Aliás cachoeira é o que não falta em Bonito.

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é cheia de encantos e é um dos principais lugares para mergulhar em Bonito. Ela tem esse nome porque sua profundidade é desconhecida. Mergulhadores já alcançaram 200 metros do local e ainda não avistaram o fundo. Em geral, mergulhadores de nível avançado descem até, no máximo, uns 25 metros nesse abismo azul.

A Lagoa Misteriosa está dentro de uma caverna de 75 metros de profundidade. Para chegar lá, é necessário percorrer uma trilha, que também conta com um visual incrível. A beleza da Lagoa Misteriosa fica por conta da transparência da água, onde é possível observar um abismo azul, além da linda vegetação que cerca a lagoa e os pequenos peixinhos que brilham como feixes de luz.

Todas as modalidades de mergulho, seja com cilindro, apneia ou livre e técnico, são realizados na Lagoa Misteriosa, destino preferido para o batismo de mergulhadores.

Gruta do Mimoso

Considerada pela comunidade internacional de mergulho em cavernas como uma das mais bonitas cavernas alagadas do mundo, a Gruta do Mimoso é perfeita para os mergulhadores iniciantes e credenciados que estão visitando a região de Bonito. Lá, é possivel mergulhar e flutuar, e ainda se deliciar com o visual encantador, repleto de estalactites e espeleotemas raros.

Abismo Anhumas

Autointitulada “a maior aventura do Brasil”, o Abismo Anhumas é a maior caverna do mundo aberta para mergulho. Lá, em uma única atração, é possível mergulhar, fazer rapel e flutuação, perfeito para quem gosta de turismo de aventura.

O passeio começa com uma descida de rapel de 72 m por um buraco na rocha, e lá embaixo, um imenso lago de águas cristalinas com 80 metros de profundidade. Nas águas profundas, dá para fazer flutuação e visitantes certificados podem mergulhar com cilindro, entre estalactites e imensos cones calcários de até 20m de altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, caso tenha dúvidas estamos aqui para lhe auxiliar.