As melhores cachoeiras para aproveitar em Bonito

melhores cachoeiras em bonito

Tomar um banho de cachoeira é um ritual conhecido pela sensação de renovar as energias e sair sentindo-se outra pessoa. Esse sentimento transformador é causado pelo choque de temperatura vindo do contato da pele com a água gelada e corrente vinda das quedas d’água, o que resulta em diversos benefícios para o corpo e a mente.

Entre esses benefícios, um mergulho na cachoeira pode reduzir o estresse, aliviar os sintomas da depressão, e até tratar a pele e os cabelos. O sentimento de elevação da energia corporal também vem da água gelada que vem das montanhas: para ajudar a manter o calor, o corpo aumenta a frequência cardíaca e provoca a respiração mais profunda, oxigenando todo o organismo. Com a frequência cardíaca elevada, a circulação sanguínea é facilitada e o sistema imunológico fica mais eficiente.

Em Bonito, não faltam cenários paradisíacos para aproveitar essa experiência que só um banho de cachoeira proporciona.

Confira abaixo os principais passeios para aproveitar as melhores cachoeiras da cidade e sair com as energias à flor da pele.

cachoeira boca da onça

Cachoeira Boca da Onça

A Cachoeira Boca da Onça é famosa por ser a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. A queda d’água de 156 metros de altura fica a 58km da cidade de Bonito e é um dos passeios mais procurados por quem visita a região.

Para chegar à cachoeira, é preciso caminhar por uma trilha de mais de 5km. Essa é uma trilha de dificuldade moderada dentro de mata preservada, que passa por outras 12 cachoeiras. Além do mergulho nas águas da Boca da Onça no final do caminho, a trilha também encontra um paredão de 90 metros onde é possível a descida de rapel.

Programe o dia inteiro para esse passeio, porque ele é longo e não pode ser feito em poucas horas. No final, os visitantes podem descansar em uma área com almoço preparado no fogão à lenha, piscinas de água corrente e hidromassagem.

Cachoeiras Ceita Corê

O passeio pelas Cachoeiras Ceita Corê é outro que precisa de um dia inteiro para ser plenamente desfrutado. Ceita Corê, que significa “terra de meus filhos” em Tupi Guarani, é o nome da fazenda onde fica a trilha que atravessa o Vale do Rio Chapeninha.

O caminho de quase 6km feito pela mata conservada pela legislação ambiental da região proporciona vistas incríveis de animais silvestres vivendo no seu habitat natural e paisagens singulares. O visitante pode curtir 6 paradas de banho e conhecer a nascente do Rio Chapena, onde há uma caverna de 158 metros de profundidade. E para quem gosta de cavalgar, o passeio ainda oferece essa opção.

Cachoeiras da Estância Mimosa

Localizadas a 23km de Bonito estão sete belíssimas quedas d’água com piscinas naturais de águas cristalinas ao longo de uma caminhada de 3km às margens do Rio Mimoso. Mas o caminho pelas Cachoeiras da Estância Mimosa não é feito só de caminhada pela mata. O percurso é composto por passarelas suspensas, diversos mirantes com visões panorâmicas da Serra da Bodoquena e uma parte que é feita por barco a remo.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Este é um dos principais passeios para fazer em Bonito, por ser um dos pioneiros do ecoturismo da região. Localizado a 37km do centro da cidade, o roteiro conta com sete cachoeiras ornamentais e piscinas naturais para banho junto aos cardumes das cachoeiras do Rio do Peixe. O contato com a fauna local é complementado com espécies como macacos, araras e tucanos, que alegram a caminhada pela mata.

O passeio tem duração de aproximadamente sete horas, e é dividido em duas partes. A primeira é a caminhada de 2km na área repleta de cachoeiras. Depois disso, é feita uma pausa para um delicioso almoço de fazenda e um descanso na rede, em preparação para a segunda parte.

Na parte da tarde, os visitantes são levados para uma caminhada de 800m com banho em piscinas naturais, pulo de carretilha e trampolim.

Parque das Cachoeiras

O Parque das Cachoeiras em Bonito fica a 17km do centro da cidade e oferece sete belíssimas cachoeiras com piscinas naturais refrescantes e pequenas cavernas para exploração ao longo do Rio Mimoso. Os grupos de tamanho limitado são sempre acompanhados por guias certificados que lideram a caminhada por uma trilha ecológica no decorrer da mata ciliar do rio.

Depois do mergulho nas águas cristalinas, os grupos retornam para a fazenda para um almoço de pratos típicos e doces regionais e um tempo de descanso no redário. Na parte da tarde, os visitantes podem fazer uma cavalgada pela fazenda, observando a paisagem, e ainda aproveitar um mirante com uma vista excepcional de cachoeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá, caso tenha dúvidas estamos aqui para lhe auxiliar.
Powered by